Institucional

Fruto maduro da árvore frondosa que é o Venerável e Centenário Seminário Diocesano São José do Crato.

Um colégio, uma história

Foi inicialmente instalado nas mesmas dependências do Seminário, chamado Colégio São José, destinado a jovens que não manifestavam o ideal sacerdotal.

Na segunda década do século XX, o culto e dinâmico Pe. Francisco de Assis Pita adquiriu um terreno nas confluências das atuais ruas Duque de Caxias e Nelson Alencar, e ali com ajuda do patrimônio de seu pai sob as bênçãos de Dom Quintino Rodrigues de Oliveira Silva, 1º bispo de Crato, fundou a 01 de Março de 1927, o “Gymnásio do Crato”.

Mais sobre nós

O Ginásio foi montado com internato para acolher e atender a formação da juventude caririense e de outras regiões, então carentes de escolas de qualidade. O seu projeto foi arrojado, prova disso é que cedo recebeu equiparação com o famoso Colégio Pedro II do Rio de Janeiro. Professores com Pe. Pita, Pe. David Moreira, Pe. Antônio Gomes, Mons. Feitosa, Mons. Montenegro, Álvaro Madeira entre outros, fizeram o seu proficiente corpo docente, contribuindo para atrair estudantes de diversas regiões do Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraíba etc.

Pelos idos de 1948, com a criação do Curso Científico (2º grau) transformou-se em Colégio Diocesano do Crato. Oferecendo assim uma completa formação para a juventude, preparando-a para a vida cívica, profissional e cristã. O Colégio Diocesano também foi o pioneiro na organização do Primeiro Cursinho Pré-vestibular do Cariri (1967).

Ao longo de sua gloriosa trajetória o Diocesano contou com os seguintes diretores: Pe. Francisco de Assis Pita (1927-1932), fundador e primeiro diretor Mons. Joviniano Barreto (1932-1934), Pe. David Augusto Moreira (1935 – 1937), Mons. Francisco de Holanda Montenegro (1938-1985) e Pe. Rocildo Alves Lima Filho (08/07/2003 – 15/09/2009). Atualmente está sob a orientação do Diácono Vinícius (Diretor Pedagógico) e de Wendel Leite (Diretor Administrativo).

O Colégio Diocesano do Cratofoi sempre pioneiro nas mais qualificadas propostas educacionais, tendo aliado competência, seriedade, determinação e fé no árduo trabalho de formar o ser humano. Ao longo destes 90 anos de existência, formou gerações inteiras de bons profissionais e cidadãos de todo o Nordeste. Na galeria de seus ex-alunos figuram excelentes profissionais liberais, educadores, militares, políticos, sacerdotes, ministros de Estados e Diplomatas. Honra ao mérito!

• Eveline Nuvens
    Colégio Maravilhoso onde construí lindas amizades e tenho muitas lembranças boas e muitas saudades! Hoje minhas filhas ai estudam e já amam.
    Eveline Nuvens
  • Cicera Freitas Sampaio
    Um colégio que trabalha com muito respeito e seriedade. Sou muito grata, pois meu filho estuda aqui e sou muito satisfeita com os resultados.
    Cicera Freitas Sampaio
  • Francisco Messias de Oliveira
    O Colégio Diocesano do Crato é um patrimônio do estado do Ceará. Na minha época tive colegas além do Ceará, Piauí e Pernambuco. Parabéns e obrigado por ter me transmitido o saber.
    Francisco Messias de Oliveira

Galeria Histórica